Após recusa de 7 treinadores de estilos diferentes, John Textor recebe recado do elenco do Botafogo
- 21/02/2025
Insucessos de John Textor em 2025
Após a saída do Artur Jorge para o Al-Rayyan o Botafogo consultou uma série de treinadores para assumirem o time que passou por uma reformulação após os títulos conquistados em 2024.
Após a derrota por 2 a 0 para o Racing pela Supercopa, Alexander Barbosa e Savarino reclamaram da falta de comando depois dois meses do início da temporada. No geral, o John Textor consultou 7 treinadores desde o dia 3 de janeiro, mas todos com filosofias de jogo distintas.
Os treinadores escolhidos para liderar o projeto foram André Jardine, Vasco Mattos, Paulo Fonseca, Tata Martino, Rafa Benítez, Tite e Roberto Mancini. Porém, os nomes mostram que Textor não estava pensando em treinadores com estilo de jogo parecido.
Nomes como Tite, Benítez, Vasco Mattos e Paulo Fonseca tem um estilo conservador e eficiente. Por outro lado, André Jardine, Tata Martino e Roberto Mancini têm um estilo mais agressivo.

Por outro lado, o tempo para analisar os nomes durante a Supercopa do Brasil e sul-americana deixaram o planejamento do ano confuso. Já que a equipe carioca não contratou jogadores conforme o pedido do treinador, deixando o time sem rumo na temporada com Carlos Leiria e Caçapa que tem pouca experiência.
Barbosa e Savarino reclamam de indefinição
Alexander Barbosa reclamou sobre a indefinição do treinador após a derrota contra o Racing. Além disso, o zagueiro recordou que o elenco mudou desde 2024.
“Mudou muito. Na verdade, não temos o treinador do ano passado. O treinador de hoje só teve três treinos com a gente. É um técnico interino, não sabemos se vai ficar o ano todo. Os jogadores também mudaram. Saíram 16 jogadores, aos poucos, os reforços chegam. Muitos ainda não podem jogar, leva tempo. Alguns voltam de fora, precisam se adaptar ao futebol brasileiro. Acho que o tempo é curto, isso atrapalha. Não conseguimos ter uma nova ideia, fazer o que o treinador quer. O trabalho tem uma semana. É difícil que as coisas deem certo desse jeito. De toda forma, o grupo é unido e forte e vai trabalhar para reverter na semana que vem.”,disse.
Na sequência, Savarino adotou a mesma postura e reclamou da indefinição de John Textor em contratar um novo comandante: ” Afeta, claro que afeta. Na verdade, eu deixo todas essas coisas para a diretoria do clube, a gente tá tentando fazer o nosso melhor dentro do campo, não tem saído da melhor maneira dentro do campo, que é onde temos que fazer, mas a verdade é que estamos tentando. Incomoda, seguramente não só individualmente, mas pelo grupo também. A gente precisa, mas não tem nada a fazer, tem que aguardar que o treinador chegue e agora temos um treinador interino, e esperamos que as coisas melhorem no próximo jogo.”, finalizou.
Botafogo tem outra decisão no domingo
O Botafogo enfrenta o Vasco neste domingo (23) às 18h30, em São Januário e precisa vencer o duelo para classificar para a semifinal do Estadual. Além da vitória, a equipe tem de contar com o tropeço do Fluminense e Madureira para conquistar uma das vagas.
Para acompanhar as atualizações do Botafogo de John Textor, acesse o site do Bolavip Brasil para acompanhar o cotidiano do Glorioso.